quarta-feira, 8 de abril de 2015

Datsun 240Z


  Após a derrota massacrante na Segunda Guerra Mundial, o Japão mesmo devastado conseguiu uma forte acensão econômica, como relexo disso a industria automotiva daquele país avançou de forma extraordinária, com isso a ideia foi expandir o mercado para outros países, na década de 1960, a Nissan chegava ao mercado norte americano sob a marca Datsun, que tinha como articulador Yutaka Katayama, conhecido como Mr. K, o pai dos Z cars.
Nissan Fairlady Z, ponto de partida para o desenvolvimento do carro a ser vendido também fora do japão.
  Comparado aos americanos, os carros japoneses eram ultrapassados e não satisfaziam o gosto do público americano, foi quando Katayama resolveu vender nos EUA uma versão do Fairlady Z, na verdade um novo carro, contrariando a direção da Nissan japonesa, nasceira ai o 240Z.  240 era alusão ao motor de 2,4 litros, a letra Z tem semelhança com um caractere japonês o Mugen que significa infinito. O estilo do carro era baseado nos fastback's da época, misturando elementos do Lamborghini Miura e do Mustang Fastback 1965. O design ficou a cargo do alemão Albrecht Goert, responsável pelo BMW 507.
Datsun 240Z, no Japão ele manteve o nome de Nissan Fairlady Z.
  No dia 19 de fevereiro de 2015, falecia o Mr.Z aos 105 anos, o desenho que ilustra esta postagem é uma homenagem a esse executivo admirável, Yutaka Katayama mais do que o patrono da Nissan nos Estados Unidos, abriu caminho para o reconhecimento dos carros japoneses no mercado mundial, sem dúvidas a genialidade de Katayama é algo que deve ser lembrado e admirado.
Mr.K junto a uma miniatura do 240Z, nota-se que a inspiração foi a mesma de Anisio Campos para o design dos Pumas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o assunto do blog não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...