quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Volkswagen Saveiro


  Saveiro foi o carro que completou a linha Gol em 1982, contava com motor refrigerado à ar de 1600 cilindradas e tinha capacidade de carga de 570 kg. A picape tinha o comprimento igual a da perua Parati e do Sedã Voyage e o motor refrigerado à ar compartilhado com o Gol faziam seu desempenho ser modesto e até mesmo inferior às concorrentes Ford Pampa e Fiat Fiorino (ainda derivada do 1470. Em 1985, já com mais uma concorrente a Chevrolet Chevy 500 derivada do Chevette, a Saveiro em fim ganha motor refrigerado à água e começa a ganhar cada vez mais o gosto do consumidor que buscava um carro para o trabalho ou lazer, já era consagrada a confiabilidade, robustez e baixo custo de manutenção dos motores VW MD-270 e AP a essa altura.
  A Saveiro seguiu como líder de vendas até 2002, quando foi ultrapassada pela Fiat Strada, camionete derivada do Palio lançada 3 anos antes de se tornar o utilitário pequeno mais vendido do país e segue líder até hoje. Apesar não ser mais líder no segmento a Saveiro continuou sendo um atrativo principalmente para os jovens entusiastas que admiram as linhas e comportamento mais esportivo da VW, a Strada geralmente é voltada para o trabalho já que sua capacidade de carga é maior porém a suspensão traseira não traga refinamento algum como no caso da Saveiro.
  Saveiro sobretudo das gerações anteriores são comuns de serem preparadas graças ao motor AP, o motor mais popular no Brasil quando o assunto é turbinados, as Saveiros da primeira geração ainda guarda em suas linhas quadradas um estilo jovial e de certa forma agressivo, hoje algumas coisas mudaram, as rodas Orbitais não dominam mais absolutas na customização e o euro look passa a pegar nos quadrados brasileiros, rodas estilo BBS, suspensão preparada, motor vai do bolso e do gosto do dono, afinal aspirado ou turbo esses carros mostram o valor que conquistaram em meio aos entusiastas brasileiros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o assunto do blog não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...